sábado, 13 de outubro de 2012

Projeto - LEITURA NA CRECHE



APRESENTAÇÃO
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde de maneira interdisciplinar serão inseridos os conteúdos específicos de educação infantil, levando ao desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança.
O projeto desenvolve o hábito de ler como iniciação para a construção do pensamento lógico. Leva a criança a compreender o seu papel enquanto sujeito histórico promovendo assim a capacitação do aluno para construir suas relações diante do mundo, ao final, aperfeiçoa e valoriza a criança através das linguagens artística, literária e histórica.
JUSTIFICATIVA
A leitura leva a criança ao universo letrado e colabora para o desenvolvimento da escrita.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo.
O hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados e está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro, e a de se expressar.
Faz parte da nossa Proposta Pedagógica favorecer a familiaridade das crianças com a leitura e a ampliação de seu repertório, assim, oferecemos aos alunos o contato regular com os textos e a participação frequente com o conto e a leitura em situações diversas.
As professoras são as principais agentes na promoção dessa prática, desenvolvendo projetos específicos nas fases que estão atuando e o principal espaço para isso é a Creche.
Os livros são mostrados e abertos de forma prazerosa e alegre, para que a criança perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades da creche e que a mesma pode e deve ser feita da mesma forma dentro da sua casa com os seus familiares.
A relação da família com a leitura influencia decisivamente como a criança encara o universo das letras. Ver os pais lendo, ser estimulado por eles a ler, ouvir histórias contadas por eles, são elementos que ajudam a semear o gosto pela leitura.
Resumindo: a creche não é apenas um lugar onde a criança passa o dia para receber cuidados, mas sim de receber também uma educação partida das práticas pedagógicas para formá-las cidadãs, dentro do mundo da leitura.

OBJETIVOS
§  Aproximar as crianças da Creche Mocinha Moura do universo escrito e dos portadores de escrita (livros animados e revistas) para que elas possam reparar na beleza das imagens, relacionarem textos e ilustrações, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
§  Proporcionar situações de leitura compartilhada definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
§  Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura.
§  Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
§  Observação e manuseio de livros.
§  Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
§  Incentivar a família a ler alguma coisa para eles em casa.
§  Realizar leitura de imagens.

METODOLOGIA
Dentro da nossa metodologia, cada professora desenvolverá o seu trabalho de acordo com os objetivos deste projeto e conteúdos específicos da fase (faixa etária da classe) que está atuando: Berçário, salas 2,3,4 e 5.
Metodologia básica
·         Contação de histórias com livros animados;
·         Dramatização de histórias;
·         Interpretação de histórias através de desenhos;
·         Caixa mágica com objetos para contação de histórias;
·         Identificação de letras nos títulos das histórias.
Cronograma
Durante os meses de agosto até outubro.
Avaliação
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno através da linguagem oral e artística.
Culminância do projeto
Outubro, na semana da criança, com apresentação para os pais e outras turmas da creche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário