APRESENTAÇÃO
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde de
maneira interdisciplinar serão inseridos os conteúdos específicos de educação
infantil, levando ao desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança.
O projeto desenvolve o hábito de ler como iniciação
para a construção do pensamento lógico. Leva a criança a compreender o seu
papel enquanto sujeito histórico promovendo assim a capacitação do aluno para
construir suas relações diante do mundo, ao final, aperfeiçoa e valoriza a
criança através das linguagens artística, literária e histórica.
JUSTIFICATIVA
A leitura leva a criança ao universo letrado e
colabora para o desenvolvimento da escrita.
As histórias estão presentes em nossa cultura há
muito tempo.
O hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros
significados e está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade,
ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro, e a de se
expressar.
Faz parte da nossa Proposta Pedagógica favorecer a
familiaridade das crianças com a leitura e a ampliação de seu repertório,
assim, oferecemos aos alunos o contato regular com os textos e a participação
frequente com o conto e a leitura em situações diversas.
As professoras são as principais agentes na promoção
dessa prática, desenvolvendo projetos específicos nas fases que estão atuando e
o principal espaço para isso é a Creche.
Os livros são mostrados e abertos de forma prazerosa
e alegre, para que a criança perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas
mais uma das atividades da creche e que a mesma pode e deve ser feita da mesma
forma dentro da sua casa com os seus familiares.
A relação da família com a leitura influencia
decisivamente como a criança encara o universo das letras. Ver os pais lendo, ser
estimulado por eles a ler, ouvir histórias contadas por eles, são elementos que
ajudam a semear o gosto pela leitura.
Resumindo: a creche não é apenas um lugar onde a
criança passa o dia para receber cuidados, mas sim de receber também uma
educação partida das práticas pedagógicas para formá-las cidadãs, dentro do
mundo da leitura.
OBJETIVOS
§ Aproximar
as crianças da Creche Mocinha Moura do universo escrito e dos portadores de
escrita (livros animados e revistas) para que elas possam reparar na beleza das
imagens, relacionarem textos e ilustrações, manifestar sentimentos,
experiências, ideias e opiniões.
§ Proporcionar
situações de leitura compartilhada definindo preferências e construindo
critérios próprios para selecionar o que vão ler.
§ Fazer
com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem
a leitura.
§ Familiarizá-los
com histórias e ampliar seus repertórios.
§ Observação
e manuseio de livros.
§ Desenvolver
no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos
colegas de sala.
§ Incentivar
a família a ler alguma coisa para eles em casa.
§ Realizar
leitura de imagens.
METODOLOGIA
Dentro da nossa metodologia, cada professora
desenvolverá o seu trabalho de acordo com os objetivos deste projeto e
conteúdos específicos da fase (faixa etária da classe) que está atuando:
Berçário, salas 2,3,4 e 5.
Metodologia
básica
·
Contação de histórias com livros
animados;
·
Dramatização de histórias;
·
Interpretação de histórias através de
desenhos;
·
Caixa mágica com objetos para contação
de histórias;
·
Identificação de letras nos títulos das
histórias.
Cronograma
Durante os meses de agosto até outubro.
Avaliação
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da
observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação
de leitura e interpretação de texto do aluno através da linguagem oral e
artística.
Culminância
do projeto
Outubro, na semana da criança, com apresentação para
os pais e outras turmas da creche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário